Notícias

Sucesso produtivo do animal com a suplementação de ácidos graxos essenciais na reprodução

27/11/2020 17h54

A atividade de cria é a base da pecuária, seja ela de leite ou de corte e, por isso, é extremamente importante dar a devida atenção para esta etapa da produção.
É aí que um manejo reprodutivo bem executado, seja uma monta natural ou inseminação artificial em tempo fixo, se torna fundamental para a produção.

No entanto, “apenas” um manejo bem-feito não é suficiente e acaba esbarrando em um constante desafio: a perda gestacional.

Para evitar este problema é necessária a adoção de estratégias que otimizem a manutenção da gestação e, dentre elas, está o uso de ácidos graxos essenciais na alimentação animal.

A importância do escore de condição corporal

Animais com ECC ≥ 3,0 apresentaram maior taxa de prenhez vs. animais com ECC ≤ 2,75 ao parto. Além disso, a mantença do ECC entre o parto e início da EM demonstrou ter efeito positivo sobre a função reprodutiva do rebanho em algumas categorias (primíparas e secundíparas), por apresentarem maior sensibilidade em quaisquer alterações nutricionais.

Uma vez que animais com um ECC alto se saem melhor reprodutivamente, fica clara a necessidade de garantir que este índice se mantenha durante o parto e a estação de monta. Diversas tecnologias e ferramentas, inclusive, acabam sendo úteis para tal função, como, por exemplo, sais de cálcio de ácidos graxos (SCAG) contendo AGE, como o óleo de soja.

Quando falamos de função reprodutiva, Lopes et al. (2009; 2011) reportaram benefícios de pelo menos 27% na taxa de prenhez oriundos da suplementação estratégica de 100g/animal dia de SCAG de óleo de soja do momento da IA até 21 dias após a IATF.

Tabela 1. Efeito da suplementação com sais cálcicos de ácidos graxos (SCAG) de óleo de soja sob o desempenho reprodutivo de fêmeas Nelore (Adaptado de Lopes et al., 2009; 2011).

 

1ECC na escala de 1 a 9

2Não demonstrado no artigo

 

Os resultados da Tabela 1 reportam melhoria na manutenção da gestação. Estes, no entanto, geraram dúvidas quanto a sua verdadeira causa. Seriam tais efeitos positivos derivados do aumento de ingestão de energia ou por conta da suplementação específica com ômega-6 presentes no SCAG? Por isso, outros experimentos avaliaram a questão.



Tabela 2. Efeito da suplementação com sais cálcio de ácidos graxos (SCAG) de óleo de palma (OP) ou soja (OS) sob o desempenho reprodutivo de fêmeas bovinas B. indicus (Cooke et al., 2014; Lopes et al., 2009; 2011) ou B. taurus (Brandão et al., 2018).

 

1ECC na escala de 1 a 9


A partir desses estudos, podemos concluir que os resultados positivos da suplementação com SCAG de óleo de soja na função reprodutiva do rebanho são oriundos dos AGE e não do consumo de energia do suplemento. Sendo assim, a incorporação dos AGE nos tecidos dos animais e ações especificas do ômega-6 (ácido linoleico e seus derivativos) nos tecidos reprodutivos e plasma, um aumento no volume do CL e concentrações plasmáticas de progesterona ganham destaque. Além disso, a suplementação com óleo de soja melhorou a expressão de genes associados com o reconhecimento materno fetal.

Tal resultado, por sua vez, comprova a eficácia da suplementação com AGE nos resultados produtivos, e é aí que Nutri Gordura® pode te ajudar!

Saiba como Nutri Gordura® pode ser útil ao seu rebanho

Nutri Gordura® é tecnologia da Nutricorp composta por sais cálcicos de ácidos graxos poli-insaturados que, por sua vez, se mantêm inertes na passagem pelo rúmen, sendo absorvidos apenas no intestino.

Nutri Gordura® tem eficiência comprovada ao auxiliar que fêmeas mantenham bom score na estação de monta, aumentar taxas de prenhez, auxiliar na geração de bezerros mais pesados na desmama ou mais quilos de bezerros na fazenda.

Saiba mais!

Conheça melhor a Nutricorp
Matriz Araras/SP: SP-191 - Rodovia Wilson Finardi, KM 31,5 | Morro Grande
Filial Araçatuba/SP: Rua Walter Torres, n°527 | Pq. Industrial Maria Isabel Piza de Almeida Prado
Escritório Campinas/SP: Rua Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, n°214 - sala 410/411 | Jardim Madalena
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!