Curiosidades da pecuária leiteira

Curiosidades da pecuária leiteira. Por Renato Palma Nogueira –Zootecnista Consultor Técnico da Nutricorp Você sabia que uma vaca leiteira de alta produção chega a produzir 2 a 3 kg de proteína microbiana por dia, com 60% de proteína bruta e 80% de digestibilidade? E que esta é a melhor e mais barata fonte proteica que podemos fornecer aos ruminantes?
Você sabia que uma vaca precisa produzir 3 a 4 litros de saliva por litro de leite produzido, e que a produção total de saliva em uma vaca pode chegar a 180 litros por dia? Além disso, você sabia que esta saliva contém bicarbonato de sódio, que pode estar próximo de 1,8 kg por animal/dia?
Você sabia que uma vaca deve estar descansando (deitada) cerca de 12 horas por dia para ter sua produção de leite e saúde dos cascos maximizadas? Pesquisadores americanos provaram que, se a dieta não for limitante, uma vaca pode aumentar 1 kg de leite por dia para cada hora a mais que conseguirmos fazê-la ficar deitada descansando, comparando vacas que deitam muito pouco (7 horas por dia) com aquelas que deitam muito (14 horas por dia).
Você sabia que para uma vaca atingir o máximo consumo voluntário de forragens de alta qualidade a pasto elas precisam dar entre 20.000 a 30.000 bocadas por dia na forrageira, andando cerca de 3 a 4 km em ziguezague pelas pastagens?
Você sabia que uma vaca leiteira produz 9% do seu peso vivo em 24 horas em esterco, com 18% de matéria seca?
Você sabia que uma vaca leiteira no pós-parto imediato pode estar perdendo de 2 a 3 kg de peso vivo por dia, e que a perda de peso excessiva é um dos maiores limitantes para a futura reprodução desta vaca?
Você sabia que, segundo pesquisadores europeus, uma vaca leiteira que produzirá no pico de produção 30 kg de leite aumenta sua produção em 1 kg de leite todos os dias após o parto até atingir este pico?
Você sabia que uma vaca atinge o pico de produção com aproximadamente 45-60 dias após o parto, e que cada kg de leite que você fizer a vaca aumentar, a produção neste período representa 250 kg de leite em toda a lactação?
Você sabia que vacas possuem medo de sombra? Isso acontece porque elas têm uma visão que não permite diferenciar profundidade; sendo assim, não conseguem distinguir uma sombra de um buraco.
Você sabia que a mastite é a doença que representa o maior prejuízo na pecuária leiteira? Segundo pesquisadores respeitados, as perdas por mastites podem chegar à ordem de 10 a 15% da produção de leite de um país.
Você sabia que a primeira pesquisa registrada citando a importância do colostro para a bezerra recém-nascida completou 100 anos em 2012?
Você sabia que a produção de leite de uma vaca começa a diminuir quatro meses antes da manqueira ser diagnosticada e se estende por cinco meses após o tratamento?
Você sabia que pesquisadores Canadenses estão conseguindo antecipar com 80% de precisão sete dias antes do parto as vacas que vão ter metrite no pós-parto, apenas monitorando comportamento alimentar? Vacas que diminuem o consumo (visitas no cocho) duas semanas antes do parto terão algum grau de metrite.
Você sabia que o hábito de realizar um controle leiteiro mensal do rebanho é considerado por muitos especialistas americanos o marco inicial da profissionalização da pecuária americana, que permitiram pra eles saírem de 1500 litros de leite por vaca/ano em 1930 para 9500 kg de leite por vaca/ano em 2012?
Você sabia que a utilização de ordenhadeiras mecânicas na pecuária leiteira americana aconteceu na década de 30? E a granelização da coleta do leite na década de 40?
Você sabia que o Brasil é o país que lidera a tecnologia de transferência de embriões (TE) em bovinos, com aproximadamente mais da metade das TE realizadas em todo o mundo?
Você sabia que existem cerca de 1,3 milhão de propriedades rurais produtoras de leite no Brasil e que, em média, cada uma delas segura no campo uma família de três pessoas? Esta é possivelmente a maior fonte de empregos diretos do Brasil e ainda no campo.
Você sabia que uma vaca precisa consumir aproximadamente 1 kg de proteína para cada 10 kg de leite produzidos?
Filial Araçatuba/SP: Rua Walter Torres, n°527 | Pq. Industrial Maria Isabel Piza de Almeida Prado
Escritório Campinas/SP: Rua Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, n°214 - sala 410/411 | Jardim Madalena