Notícias

Como o estresse da desmama afeta o seu rebanho

08/07/2020 17h14
estresse_desmama

O processo de desmama é usual em qualquer rebanho, mas, em alguns casos, pode acabar se tornando um problema comprometendo até mesmo o ganho de peso dos bezerros, prejudicando assim seu desenvolvimento e deixando-os suscetíveis a doenças.

O fato é que, na maioria das vezes, esse procedimento é feito de forma abrupta, separando vaca e bezerro logo que este completa a idade da desmama. O animal então é levado para outro pasto, sem contato visual e nem auditivo com a matriz, o que acaba resultando em uma grande inquietação dos dois lados.

Mas dá para realizar a desmama de forma bem menos prejudicial ao desempenho e bem-estar dos animais adotando um manejo mais racional e que leva em conta o distanciamento gradativo dos dois animais. Funciona da seguinte forma: quando o bezerro atinge a idade de desmame, é recomendado usar um cercado e dividir o pasto em dois, deixando a vaca de um lado e o bezerro de outro. Para que o procedimento funcione bem é importante que os animais possuam contato visual e auditivo, isso fará com que se adaptem à separação mais facilmente.

O estresse causa diversas perdas na produtividade do rebanho afetando, além do ganho de peso e da eficiência alimentar, a saúde e a reprodução dos animais.

Por isso é importante priorizar sempre o bem-estar da produção, realizando um manejo que vise o conforto e a saúde do rebanho, além de prover instalações bem planejadas, com espaçamento e higiene adequados.

Como SecureCattle® diminui os efeitos negativos do estresse

Você pode contar com a nossa ajuda para reduzir os prejuízos ocasionados pelo estresse, seja ele proveniente da desmama ou de outros manejos causadores de problemas durante a vida produtiva do animal.

Vale lembrar que o estresse bovino não se restringe apenas à desmama. Outras práticas como transporte, mudança de ambiente, mudança no sistema, dentre outros manejos, também são agentes estressores, sendo ocasionados também por diversos outros fatores em um rebanho, desde o manejo até as instalações do gado.

SecureCattle® é um análogo à substância apaziguadora bovina (SAB), que é produzida naturalmente pelas vacas no momento do parto. O uso do produto facilita a interação social e a lida, minimizando os efeitos negativos ocasionados por esse problema.

Além disso, alguns testes comprovam a eficiência do SecureCattle® com aumento de ganho de peso e produção leiteira e redução de células somáticas, onde a aplicação de 1 dose (5 mL/cabeça) de SecureCattle® aumentou o ganho de peso diário (GPD) na ordem de 376 gramas/dia. Todos estes benefícios foram verificados após aplicação tópica de SecureCattle®.

SC_Thais

Conheça melhor a Nutricorp
      Somos certificados:
   ISO 9001 e ISO 22000
Matriz: SP-191 - Rodovia Wilson Finardi, KM 31,5 | Morro Grande | Araras/SP | (19) 3551-2244
Filial: Rua Walter Torres, n°527 | Pq. Industrial Maria Isabel Piza de Almeida Prado | Araçatuba/SP
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!