Case de sucesso: Solução para perda de peso na desmama

A Fazenda Jequitibá de Rancharia conta como tem investido em inovações e colhido bons resultados na desmama:

A desmama é o primeiro grande desafio do bezerro. Por representar mudanças drásticas de manejo, esse momento é considerado o de maior estresse da vida do animal. Isso acontece porque a desmama tira o animal de sua zona de conforto, gerando estresse. Esse momento crítico envolve a separação da mãe e a transição de ambiente de criação, organização social e dieta recebida. Somados, esses fatores representam grande estresse e risco de prejuízo no desempenho esperado do animal.

Se na fase da desmama os animais já estão naturalmente mais suscetíveis a doenças respiratórias e entéricas, quando o estresse entra em campo, o problema é ainda maior. Os animais com melhor capacidade de adaptação a esse período de mudanças se desenvolvem mais rapidamente, são menos vulneráveis à incidência e agravamento de doenças e representam menores custos com medicamentos.

Exemplo de redução de estresse nessa fase tão importante da desmama, a Fazenda Jequitibá do São Luiz, em Rancharia – SP, especializada e certificada para Angus, conta como tem experimentado e quais são os resultados alcançados com a utilização de SecureCattle®, uma substância análoga à Substância Apaziguadora Bovina, conhecida como SAB, produzida naturalmente pelas vacas no momento do parto. Seu ação, por meio do produto, facilita a interação social e o manejo, minimizando os efeitos negativos decorrentes do estresse.

“Antes do SAB, eu tinha um histórico de perda de peso de 300 a 500 gramas por dia, mesmo quando optava por oferecer bastante ração aos bezerros, algo em torno de 3 kg cada. Os resultados obtidos eram a perda de peso ou a equivalência ao que já estavam sem perder ou ganhar”, explica Júlia Cestari Pierucci, proprietária da fazenda.

Nessa fazenda, a intenção é vender os bezerros e, por isso, todo cuidado com manejo, ambiência, nutrição e bem-estar é necessário. O resultado desse conjunto de ações bem realizadas são bezerros mais pesados e, por consequência, maior lucratividade no peso da @. Segundo Júlia, o gasto a mais com a ração nem sempre torna a conversão em peso necessária, e isso pode levar a perdas significativas.

“Já fiz vários testes com bezerros no aparte da vaca. Utilizando o SecureCattle, eu busquei realizar o desmame deixando os bezerros no piquete por duas semanas, com as mães fechadas em outro piquete próximo. Ao aplicar o produto, percebi redução no consumo de ração e uma conversão ainda melhor. Foi até engraçado, não se escutava mosca voar no local, tamanho o silêncio do momento, pois os bezerros aparentemente ficaram muito bem adaptados. Sabemos que a percepção do comportamento é muito subjetiva, e o que realmente alcançamos com o uso do produto foi um bom resultado na desmama”, comenta.

O principal ganho da Fazenda Jequitibá foi o de peso, mas isso foi apenas resultado da promoção do bem-estar animal ao se reduzir o estresse dessa fase. Segundo explicou Julia, após a aplicação, os bezerros passaram a ganhar cerca de 1 quilo por dia e mantiveram comportamento normal. “Ao todo foram 58 animais em desmame e 52 bezerros. As fêmeas ganharam 1 kg/dia e os machos 1 kg e 100 gramas/dia. O que me mostra o quanto é importante investir em tecnologias e inovações, afinal, você pode se surpreender com os resultados e acabar tendo um retorno ainda maior e mais significativo sobre o seu investimento. E o que é ainda melhor, com animais com saúde e qualidade”, orienta.

Outro resultado expressivo notado na Fazenda foi o retorno esperado sobre o investimento:“Estamos há aproximadamente onze anos fazendo produção de Angus. A nossa tradição com pecuária começou lá atrás com meu avô, que há mais de 60 anos trabalha nesse segmento. Em 2007, fizemos uma divisão familiar e meu pai decidiu iniciar do zero um rebanho. Então, me formei em Veterinária e aqui estou, trabalhando junto dele. Nos tecnificamos, estudamos e realizamos confinamento e manejo de pastagem. E, por sermos certificados, desde o desmame precisamos entregar qualidade. O nosso teste inicial foi com um lote de 52 animais, mas já temos produto para fazer em todo o rebanho em desmame da próxima vez”, finaliza Júlia.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp